
Entroncamento Cidade Educadora
Em abril de 2021, o Município do Entroncamento aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação não formal em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
O Movimento Cidades Educadoras foi iniciado, no ano de 1990, da qual fazem parte 86 cidades em Portugal, 225 em Espanha, num total de 518 cidades em 36 países dos cinco continentes, e tem como principais objetivos sensibilizar para o desenvolvimento de políticas concertadas nos diversos níveis de atuação do poder local.
O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade, e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida. De acordo com a Carta das Cidades Educadoras (AICE;2004) “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece”.
Entroncamento como Município Educador implica uma visão e ações coerentes, a nível dos espaços e dos serviços camarários. Esta visão supõe uma intervenção convergente, a nível dos espaços rurais e urbanos, dos equipamentos sociais e culturais, particularmente em alguns domínios: acessibilidades, ambiente, património cultural construído, condições de base para o desenvolvimento económico, entre outros.
As vantagens para o Município que integrar esta Rede são, segundo a AICE, o aceder a um conhecimento aprofundado de projetos estruturantes em áreas fundamentais do desenvolvimento, avaliando os aspetos positivos e negativos da sua implementação e concretização, adquirindo saberes para a antecipação e resolução de problemas que são comuns aos diversos municípios, para a ampla divulgação de projetos pioneiros para que outras cidades ou regiões possam beneficiar com esse conhecimento.
Site da AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras
Site da RTPCE – Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Desenvolvimentos
- Em dezembro/2021 – Elaboração e envio de notícia referente à atividade realizada de comemoração do Dia da Floresta Autóctone para publicação no Boletim nº 45 da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), como contributo de boa prática no concelho do Entroncamento.
- Em janeiro/2022 – Preparação de informação de projetos educativos da Unidade de Educação e aglutinação de projetos educativos de outros serviços da câmara municipal, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e das escolas de ensino privado e respetiva submissão em plataforma própria do Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora do Município de Torres Vedras (objetivo: mapeamento para a construção de uma ferramenta que sirva de partilha de boas práticas e de repositório de projetos relacionados com o brincar.