
PROJETO CIDADE EDUCADORA
A Autarquia juntou-se às 86 cidades de Portugal que já integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras, organização com sede em Barcelona que visa uma aposta na educação ao longo da vida com vista à melhoria de vida de seus cidadãos.
A decisão foi tomada por unanimidade em reunião de Câmara do dia 5 de abril de 2021.
Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma entidade sem fins lucrativos constituída por uma estrutura permanente de colaboração entre os governos comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras.
Segundo a AICE, os municípios membros “entendem o Direito à Cidade Educadora como uma extensão do direito fundamental de todas as pessoas à Educação e como um veículo para tornar realidade outros direitos fundamentais. O Direito à Educação é visto como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das pessoas e das comunidades e como elemento indispensável para atingir um desenvolvimento sustentável, uma cidadania ativa e uma paz duradoura”.
São objetivos da AICE promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, impulsionar colaborações e ações concretas entre as cidades e participar e cooperar ativamente em projetos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns. Além disso, pretende-se aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização e influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras.
Desenvolvimentos:
- Em dezembro/2021 – Elaboração e envio de notícia referente à atividade realizada de comemoração do Dia da Floresta Autóctone para publicação no Boletim nº 45 da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), como contributo de boa prática no concelho do Entroncamento
- Em janeiro/2022 – Preparação de informação de projetos educativos da Unidade de Educação e aglutinação de projetos educativos de outros serviços da câmara municipal, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e das escolas de ensino privado e respetiva submissão em plataforma própria do Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora do Município de Torres Vedras (objetivo: mapeamento para a construção de uma ferramenta que sirva de partilha de boas práticas e de repositório de projetos relacionados com o brincar