A Educação na Autarquia

Vice-Presidente
Vereadora do Pelouro da Educação
A Educação constitui-se como um dos fatores mais decisivos no desenvolvimento humano e merece, da parte da Câmara do Entroncamento, uma atenção muito particular que a assume como uma das suas áreas prioritárias de intervenção, em articulação com todos os agentes do sistema educativo, com a escola pública a ocupar o centro da política educativa municipal e através da concretização de diversas medidas no sentido de melhorar as aprendizagens, promover o sucesso educativo, aumentar os níveis de qualificação e reforçar o apoio à ação social escolar.
A educação é fundamental para promover a igualdade de oportunidades, fortalecer a cultura e os valores de cidadania, assegurar o desenvolvimento e a coesão social, pelo que se torna necessário colocar a escola pública ao serviço de todos os alunos e das suas famílias e criar as condições para a promoção de um ensino de qualidade e para o sucesso educativo.
Política Municipal de Educação
A materialização da visão, política e estratégia municipal de educação contempla a conceção e implementação de um projeto educativo de cidade e para a cidade, assente em três princípios fundamentais:
> Educação como um alicerce para fortalecer a cultura e os valores de uma cidadania democrática
> Educação como um dos fatores básicos necessários para se promover e assegurar o progresso, a mobilidade, a integração e a coesão social
> Educação como um instrumento básico e essencial de renovação, criação e mudança cultural.
Com base nestes princípios ficam definidos os seguintes objetivos como essenciais da política educativa do município:
> Aumentar a qualidade do ensino e das aprendizagens de forma a melhorar os resultados educativos
> Erradicar o abandono, reduzir o absentismo escolar e combater o insucesso escolar
> Melhorar o sistema de gestão, de programas, de parcerias e de incentivos e apoios para uma qualidade crescente das escolas e dos agentes que trabalham no sistema educativo
> Construir uma visão estratégica para o futuro que permita a criação de consensos alargados em torno das grandes opções de política educativa e que confira estabilidade
> Contratualizar com o Estado um verdadeiro programa de descentralização e transferência de competências e responsabilidades da Administração Central para o Município.
A Câmara do Entroncamento, atua em vários domínios. Implementa atividades em matéria de educação, administra os edifícios, equipamentos e materiais escolares, assegura as condições para o pleno funcionamento das escolas, garante o apetrechamento dos estabelecimentos de educação sob a sua responsabilidade (do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico), e assegura também a colocação do pessoal não docente para apoio ao ensino especial. Mas a sua atuação vai muito além das responsabilidades atribuídas.
Promove, ainda, a interação e o desenvolvimento de programas destinados a todos os ciclos de ensino, dinamizando e apoiando ações inovadoras em termos de conteúdos e metodologias. Para o efeito desenvolve programas em que se relaciona com diversas instituições da cidade e convoca à participação ativa dos diversos agentes sociais. No compromisso com a educação inclusiva procura, igualmente, proporcionar às crianças e alunos das unidades especializadas o acesso e uma oferta adaptada que inclui uma equipa multidisciplinar e o projeto Crescer na Cidade – CLDS4G.
Compete à Unidade de Educação, no cumprimento de orientações do Executivo municipal, assegurar as medidas de implementação da política municipal de educação que se agrupam nos seguintes eixos estratégicos:
– Reforço da educação pré-escolar
– Requalificação da rede escolar
– Desenvolvimento de atividades extracurriculares
– Promoção de programas e projetos inovadores.
> Reforço da educação pré-escolar: com vista a proporcionar o apoio às famílias, o município do Entroncamento tem vindo a garantir a generalização da frequência da educação pré-escolar, com uma adequação cada vez mais real da oferta às necessidades sentidas, assegurando gratuitamente a Atividade de Animação e de Apoio à Família (AAAF) a todas as crianças disponibilizando-lhes atividades e dinâmicas diversas de caráter lúdico.
> Desenvolvimento de atividades extracurriculares: o município promove a implementação de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em período pós-letivo nas escolas do 1º ciclo da rede pública e contribui desta forma para o conceito de “escola a tempo inteiro”, ao tornar os horários dos estabelecimentos de ensino mais compatíveis com as necessidades das famílias. Esta é uma resposta indispensável à conciliação entre a vida familiar, profissional e escolar, proporcionando também novas oportunidades de aprendizagem aos alunos.
> Promoção de programas e projetos inovadores: na sua política educativa a Câmara do Entroncamento promove programas e projetos que integram diversas áreas do conhecimento e extravasam os conteúdos curriculares, orientando a criança e o jovem para o exercício da participação, da avaliação crítica da informação e da cidadania plena. Estes abrangentes programas são dinamizados por iniciativa autárquica ou em parceira e articulação com as escolas e outros agentes educativos.