História
História

A Biblioteca Municipal do Entroncamento foi inaugurada a 29 de maio de 1965, fruto de um protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal do Entroncamento. Inicialmente instalada no primeiro andar do edifício da S.C.A.F.A., foi batizada como 'Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian'.

O apoio da Fundação incluiu mobiliário, um acervo inicial de 1.752 livros (com atualizações regulares), e acompanhamento técnico através de um inspector-bibliotecário.

Em 1986, a biblioteca mudou-se para um edifício construído de raiz (atual), embora ocupando apenas parcialmente o primeiro piso. Mais tarde, em 1995, iniciou-se a informatização dos catálogos e do serviço de empréstimo.

A década de 2000 marcou uma nova fase: em 2002, com o fim do apoio da Gulbenkian, a Câmara Municipal assumiu totalmente a responsabilidade pela biblioteca. Entre 2 de janeiro de 2008 e 27 de abril de 2009, a biblioteca funcionou provisoriamente no Centro Cultural, devido a obras de remodelação.

Reabriu nas atuais instalações a 7 de julho de 2009, num espaço modernizado, com novas valências como, acesso gratuito à internet e um sistema moderno de gestão documental.

Hoje, a Biblioteca Municipal do Entroncamento continua a ser um centro dinâmico de promoção da leitura e de acesso à informação para todas as idades.